logo - Saquarema

Exemplos de buscas eficientes: Pizzaria | Pousada | Restaurante | Supermercados

 


 

 

Pontos Turísticos

Museu Do Sambaqui Da Beirada

O Museu do Sambaqui da Beirada  é a primeira exposição arqueológica ao ar livre de sambaquis no Brasil. Em boas condições de visitação, ele foi registrado em 1995 e abriga três esqueletos indígenas, além de conchas, lâminas de machado, cascas de ostras e restos de cozinha, cercados e expostos ao público. Os sambaquis de Saquarema são protegidos por lei federal e tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como fonte de conhecimento sobre a cultura do homem pré-histórico brasileiro.

Praça dos Pescadores

Local de realização de eventos da cidade. Vem recebendo a atenção do poder executivo que realiza melhorias na infraestrutura. Um dos pontos bons para registrar a visita a cidade de Saquarema com fotos.

Teatro Municipal de Saquarema Mario Lago

Com capacidade para 160 espectadores, o teatro foi inaugurado em 1990 e reformado em 1999. Recebeu esse nome em homenagem ao ator Mário Lago, morador de Saquarema. Tem ampla programação cultural, além de oferecer cursos de teatro e dança a comunidade. A SALARTE, integrante do complexo, é um espaço dedicado a exposições artísticas.
HORÁRIO DE VISITAÇÃO:
09:00h às 12:00h (SALARTE)
TELEFONE: (22) 2651-2254 R. 216

Casa de Cultura Walmir Ayala

Construída no século XIX, foi a primeira sede da Câmara Municipal, e prefeitura da cidade de 1841 até 1978. Possui uma exposição permanente do acervo do escritor e crítico de arte, Walmir Ayala, que morou em Saquarema.  No espaço funciona a Biblioteca Municipal José Bandeira, com acervo de mais de 20 mil títulos. Seu nome é uma homenagem ao poeta José Bandeira, que compôs o Hino de Saquarema.
Telefone: (22) 9897-15878804-9665
Horário de Funcionamento: De seg à sex, das 9h às 17h.

Templo do Rock

O Templo do Rock exibe peças de roupas, discos, prêmios, livros, cartazes, filmes em VHS e outros materiais sobre a vida do cantor Serguei, 79 anos, morador de Saquarema e personalidade emblemática da Região dos Lagos. A casa cenográfica foi construída pelo empresário e ambientalista Russell Wid Coffin em um terreno doado pela prefeitura. Já recebeu mais de 20 mil visitantes, e retrata nos ambientes, decoração e objetos expostos os anos 60.

O espaço é administrado pelo próprio artista e também é sua residência. Serguei costuma recepcionar os visitantes e contar histórias de um tempo, segundo ele, "menos careta". A cama no quarto de dormir tem à cabeceira um retrato de Jim Morrison, da banda The Doors. Um dos banheiros foi transformado em camarim. Há símbolos norte-americanos por toda parte, como a bandeira do estado texano bem ao lado da piscina.  Em 2011, Serguei estreou o programa musical Serguei Rock Show, na tv online Multishow, onde entrevistava artistas do rock nacional, comentava clipes, contava histórias de sua vida e de roqueiros internacionais. Ainda dava dicas de saúde e sexo. O programa era gravado no Templo do Rock.

Igreja de Nossa Sra. da Conceição

O primeiro sacerdote que celebrou em Sampaio Corrêa (antigo Mato-Grosso de N.S. da Conceição) foi o espanhol Frei João Garcia, residente neste lugar por espaço de 14 anos, onde tinha um oratório no qual celebrava a missa.

Depois mudando-se para terras de Joaquim de Almeida Nasques, onde também edificou casa e oratório ai celebrava todos os atos religiosos com licença do respectivo pároco de Saquarema, morando 16 anos nessa terra, onde faleceu à 28 de novembro de 1859, contando 77 anos de idade. Seu corpo foi sepultado no Jazigo da Igreja Matriz.

Tendo Dona Clara Maria de Jesus, viúva de Almeida Marques, feita doação de 2 1/5 hectometros de terras a N.S. da Conceição, no lugar em que o mesmo Frei João Garcia tinha edificado a casa e oratório com fim de fazer-se uma Capela sob a invocação da mesma Senhora da Conceição, e falecendo essa senhora a 1 de fevereiro de 1874 o Barão de Saquarema José Pereira dos Santos, edificou a expensas suas a Igreja, oferecendo-a ao Governo Provinçal em fevereiro de 1873 e falecendo em 3 de agosto de 1874. A primeira missa celebrada nessa Igreja foi pelo Capelão Padre Rufino José Alvares.

Museu do Volei

Desde 2001, o paraíso do surf é também a terra do vôlei.  É em Saquarema que fica o Centro de Desenvolvimento do Voleibol, coordenado pela CVB. O espaço, de cem mil metros quadrados entre o mar e a lagoa, comporta alojamentos e toda a estrutura necessária para a formação e treinamento de atletas, como quadras de vôlei de praia, ginásio, piscinas e salas de musculação. O Museu do Vôlei também funciona no complexo e guarda troféus, medalhas, fotos e camisas oficiais. As visitas ao local são gratuitas e permitem conhecer todas as instalações.

Mirante Morro da Cruz

O Mirante do Morro da Cruz possui  vista espetacular, com um belo pôr do sol. De lá podem ser apreciadas três das grandes lagoas que compõem a lagoa de Saquarema. Também é possível admirar as serras da região. Onze serras fazem parte do município: Castelhana, Tingui, Mato grosso, Catimbau, Espinhaço, Coqueiro, Redonda, Portelas, Amar e Querer, Boqueirão e Palmital.
A mais conhecida é a serra do Mato Grosso, que começa em Maricá, passa por Itaboraí, Rio Bonito, Saquarema e termina no município de Araruama. No Mirante encontra-se uma cruz metálica com 15 metros de altura, em memória da primeira missa celebrada no Brasil. O Mirante fica no Morro do Cruzeiro, a 2 km do centro da cidade.

Igreja Nossa Senhora de Nazareth

Finalizada  em 1837 e majestosamente erguida sobre um penhasco, a Igreja Nossa Senhora de Nazareth, ou Igreja da Matriz, é um dos cartões-postais da cidade. Conta-se que, depois de uma violenta tempestade no ano de 1630,  pescadores de Saquarema teriam encontrado a imagem de Nossa Senhora de Nazareth, protetora dos navegantes, em uma rede de peixes.
Recolhida à casa de um deles, a estátua teria reaparecido misteriosamente no rochedo. O desfecho dessa história deu-se com a construção no local de uma igreja em homenagem à santa, em pedra e cal. Considerado um dos primeiros templos erguidos em devoção à Santa Nazareth, a Igreja possui nave única e um corredor lateral junto da torre sineira. Ao fundo fica o Cemitério Municipal, que abriga em uma pequena capela a imagem da virgem  achada pelos pescadores. Foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) em 2001.
Telefone: (22) 2651-2482
Horário de Funcionamento: Ter à sex, das 9h às 12h e das 14h às 16h Sáb, das 9h às 20h Dom, das 9h às 17h30

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Padre. José Zimmermann, devoto fervoroso de N. S. de Lourdes e pároco em Saquarema, por volta de 1947, deslumbrado com a incrível semelhança entre a Gruta de Lourdes na França e a de Saquarema, seguiu ao apelo de seu coração e mandou vir daquele país imagens de N. S. de Lourdes e a da Santa Bernadete. Conta-se que em Lourdes, na França, Bernadete Soubirous, filha de camponeses pobres, sofria de asma crônica. Mesmo doente, apesar das recomendações de sua mãe, foi com a irmã Toinete apanhar lenha.

Na volta, com enorme feixe de lenhas na cabeça, Bernadete ficou com medo de atravessar o canal debaixo da gruta, pois a água estava muito gelada, ele poderia ficar doente. Pensou muito e resolveu atravessá-lo. Ao retirar uma das meias, ouviu um barulho como "um pé de vento". Olhou, mas nada viu. Como tudo estava quieto, começou a retirar a outra meia. De repente uma luz suave apareceu na penumbra da Gruta. No meio dela, surgiu uma dama maravilhosa, vestida de branco. Ela abriu os braços, convidando-a. Bernadete apavorou-se. Pegou o terço e rezou efusivamente. Ela convidou-a novamente, mas diante da recusa desapareceu.

Bernadete retirou a meia e atravessou o canal. Para sua surpresa a água estava ligeiramente aquecida. Sua irmã, já na frente, além de não acreditar em nada, espalhou a notícia da aparição por toda redondeza. Apesar da proibição da mãe, por insistência das pessoas, Bernadete volta a Gruta e novamente a imagem aparece. Foram 18 aparições. Diante das evidências, multidões em romaria dirigiam-se à Gruta em louvor a Nossa Senhora, mãe de Jesus; chamada Lourdes em homenagem ao lugar em que apareceu. Diante da semelhança entre as Grutas o Pe. José Zimmermann construiu no lugar um altar, onde rapidamente o povoado seguia em romaria fazendo seus pedidos à Mãe Santíssima, protetora daqueles que se extraviam, indicando o caminho da oração e da penitência, oferecendo aos que sofrem as graças e os prodígios de vossa soberana bondade.

A imagem da Santa, localizada na gruta próxima à Igreja de Nossa Senhora de Nazareth, bem como sua proximidade com o mar, formam um conjunto arquitetônico deslumbrante.

              

Rampa de Vôo Livre

Montanha, mar, lagoa, visual chocante, excelentes condições para decolagem e várias opções para pouso seguro, atraem praticantes de vôo livre, que consideram a rampa de Saquarema uma das melhores do Brasil.

       

DESTAQUES

 

 

 

 

PATROCINADORES

 

 

 

NAVEGUE POR CATEGORIA



Siga-nos no Facebook